Carteira de habilitação internacional Portugal | Requisitos da carta de condução portuguesa

aulas de condução portuguesa

Normalmente, você não precisa de uma carteira de motorista portuguesa como visitante temporário em Portugal (até seis meses), pois geralmente é permitido dirigir usando sua carteira internacional ou licença da UE durante esse período. Aulas de condução portuguesa
No entanto, se se mudar para Portugal, os requisitos mudam depois de obter uma autorização de residência portuguesa. Após o que certas nacionalidades têm um prazo para solicitar uma carta de condução portuguesa. Outras nacionalidades, como cidadãos da UE, podem continuar a dirigir sem carteira de motorista portuguesa. Mas ainda precisam se registrar na autoridade de trânsito de Portugal.

Este guia explica se você precisa de uma carteira de motorista em Portugal, quem pode organizar uma troca de carteira de motorista. Portuguesa e quem precisará fazer o teste de carteira de motorista em português. Além de algumas regras gerais de trânsito em Portugal e o processo de importação de um carro para Portugal .

Quem Precisa De Uma Carta De Condução Portuguesa?

Você precisa ter pelo menos 18 anos de idade para dirigir um carro em Portugal. Como visitante temporário, você pode usar uma licença internacional válida por até seis meses. Se continuar a usar a sua carta após esta data sem a renovar ou arranjar uma troca de carta de condução portuguesa, poderá enfrentar multas pesadas. Ao dirigir como visitante, pode valer a pena adquirir uma Permissão Internacional para Dirigir, embora não seja obrigatória em todos os casos.
Se você se mudar para Portugal e se tornar um residente permanente, no entanto, as condições mudam. Você tiver uma licença da UE/EEE, pode simplesmente continuar a usá-la até que expire. Se tiver uma carta de condução não pertencente à UE, pode ser obrigado a obter uma carta de condução portuguesa.

Troca de carta de condução em Portugal: para cartas da UE

Se se mudar para Portugal e pretender continuar a utilizar a sua carta de condução internacional, terá de informar o Instituto da Mobilidade e dos Transportes. (IMT, Instituto da Mobilidade e dos Transportes) no prazo de 30 dias após a obtenção do seu certificado de residência. Você também pode continuar usando sua carteira de motorista da UE até que ela expire. A falha em informar ao IMT que você usará sua licença antiga pode resultar em multas significativas. Aulas de condução portuguesa
No entanto, ainda pode valer a pena arranjar uma carta de condução portuguesa em troca da sua carta da UE. Isso é grande porque se sua licença for danificada, roubada ou perdida, ela só poderá ser substituída pela organização que a emitiu. Isso pode causar problemas em alguns casos, por exemplo, se você tiver uma licença do Reino Unido, a DVLA não renova ou substitui licenças para endereços no exterior.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You cannot copy content of this page